Fechar

Smart Law

Publicado em 15/10/19 10:39 , Atualizado em 11/12/23 16:37 | Acessos: 3034

O projeto Smart Law é uma iniciativa da Procuradoria Federal junto à UFCG em parceria com o VIRTUS/UFCG com o objetivo de definir e implantar tecnologias para promover agilidade e qualidade nos processos envolvendo trâmites jurídicos na referida Universidade. Além disto, o VIRTUS dá suporte à Procuradoria na implantação de infraestrutura tecnológica e organização de eventos e ações integradoras e promocionais, sempre com o viés técnico e tecnológico.

 

Durante o curso do projeto várias ações e resultados já foram alcançados a exemplo da concepção e construção do site da Procuradoria da UFCG, com foco em estabelecer uma linguagem visando a conexão com a comunidade acadêmica. Também foi criado um vídeo promocional para falar sobre os objetivos e atividades da Procuradoria da UFCG

 

Para o desenvolvimento das ações anteriormente mencionadas, diversos estudos foram realizados, bem como várias pesquisas com a comunidade acadêmica e, com base nos resultados, foram criados o site e o vídeo promocional de maneira alinhada às expectativas da comunidade.

 

Outra frente de pesquisas e desenvolvimento do projeto está relacionada à integração de sistemas, como o SEI e o SAPIENS. O SEI é o Sistema Eletrônico de Informações utilizado pela UFCG para gestão de processos. Já o SAPIENS é o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos da AGU. A equipe da Procuradoria da UFCG realiza manualmente a integração de documentos entre os dois sistemas, o que gera muito trabalho e reduz a produtividade. Por isso, estamos desenvolvendo uma plataforma Smart Law para integrar as duas plataformas, o que proporcionará a otimização de processos, e, em um segundo momento, realizar consultas com inteligência de negócios (BI).

 

Por meio do Smart Law também fora criado o Formulário Padrão de Consulta à PF-UFCG, juntamente com o respectivo Tutorial de Preenchimento, sendo o referido Formulário incluído no SEI para ser utilizado quando do envio de consultas jurídicas à Procuradoria, o que ocasionou significativa modificação no trâmite processual e na observância da Portaria Conjunta nº 1, de 21 de novembro de 2016, que disciplina a atuação desta PF-UFCG. Cabe pontuar que o mencionado tutorial de preenchimento, além de constar como link do Formulário, também está disponível no site da Procuradoria.

 

Com o objetivo de possibilitar a criação dos painéis de gestão, por meio do programa Power BI da Microsoft, bem como para construir o acervo interno de pesquisas das manifestações elaboradas pelo setor, a equipe do Smart Law também desenvolveu formulários a serem utilizados nas tramitações de saída da PF-UFCG.

 

Além disso, a equipe busca promover a capacitação interna dos demais servidores lotados na PF-UFCG sempre que necessário ao aprendizado ou aprimoramento da utilização dos sistemas SEI e SAPIENS, realizando reuniões internas e também criando tutoriais simplificados, a exemplo dos que tratam sobre a integração entre sistemas SEI e SAPIENS e sobre a utilização do novo SAPIENS (SUPER SAPIENS).

 

No contexto do Smart Law, o VIRTUS também provê suporte à organização de eventos, como o I Seminário sobre Assédio no Ambiente Acadêmico, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC/UFCG) e a Procuradoria da UFCG, dentre outras ações que visam promover a divulgação de temas importantes para a comunidade acadêmica da UFCG.